Prefeitura organiza ambulantes e fortalece economia local com Carnaval nos bairros
A Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação, incentiva a atuação dos vendedores ambulantes durante a programação do Carnaval Ilhéus 2026, realizada nos bairros Teotônio Vilela e Hernani Sá, de 14 a 16 de fevereiro. O objetivo é garantir ordem, segurança e oportunidade de renda para os trabalhadores informais.
A gestão não cobrou nenhuma taxa dos ambulantes. Além disso, a Prefeitura disponibilizou barracas padronizadas para todos os cadastrados. A medida assegura melhores condições de trabalho e mais organização nos espaços públicos.
Segundo a secretaria, somente entre os trabalhadores informais a movimentação econômica deve ser superior a R$ 500 mil. "É um valor que deve circular diretamente nos bairros e beneficiar outros setores como transporte, alimentação e comércio. Entendemos que Carnaval também é momento de impulsionar a economia", destaca o secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Paulo Ganem.
A descentralização da programação amplia o alcance das atividades e leva o público para diferentes locais da cidade. Com dois circuitos principais, a iniciativa distribui melhor o fluxo de pessoas e incentiva o consumo nas próprias comunidades.
Foto: Nadson Stolze / Sucom