Cores da África: Bloco Vunje celebra ancestralidade negra no Carnaval de Ilhéus

No domingo, 8 de fevereiro, o Alto da Conquista será tomado pelas cores, ritmos e ancestralidade do Bloco Afro Mirim Vunje, que desfila a partir das 15h, saindo da frente do Terreiro Matamba Tombenci Neto, na Avenida Brasil, nº 485. A iniciativa é realizada pela Organização Gongombira de Cultura e Cidadania, que promove o desfile pelo terceiro ano consecutivo.
Em 2026, o bloco apresenta o tema “Cores da África: Raízes, Tambores e Máscaras”, reafirmando a identidade dos blocos afro por meio de fantasias, adereços, alegorias, música-tema e enredo. O desfile contará com cerca de 160 integrantes, entre crianças e adolescentes do Projeto Vunje – Criança Fazendo Arte, além de educadores, familiares e crianças de diferentes bairros de Ilhéus.
Criado em 2024, o Vunje é o primeiro bloco afro mirim de Ilhéus e tem como missão resgatar e fortalecer a tradição dos blocos afro no município, uma expressão cultural que já viveu tempos áureos, chegando a reunir mais de dez blocos nos carnavais da cidade. Atualmente, essas manifestações enfrentam o apagamento cultural, a falta de visibilidade e de apoio institucional.
Toda a realização do bloco é financiada de forma independente, com recursos próprios da Organização Gongombira, obtidos por meio de shows, eventos, receptivos e apoio de amigos e parceiros. “Apesar de não receber recursos do poder público, o Bloco Afro Mirim Vunje segue fortalecendo a cultura afro-brasileira em Ilhéus com criatividade, dedicação e compromisso social”, ressalta Marinho Rodrigues, presidente da organização.
O Carnaval do Vunje integra o planejamento pedagógico anual do projeto, iniciado no começo do ano e intensificado a partir de novembro, com o lançamento do tema e a escolha da rainha do bloco durante um evento de valorização da beleza negra promovido pela ONG Gongombira. Em dezembro, tem início a confecção das fantasias, adereços e alegorias.
Serviço
Data: 8 de fevereiro
Horário: 15h
Local: Saída da sede do Terreiro Matamba Tombenci Neto – Av. Brasil, nº 485, Alto da Conquista, Ilhéus
Bloco: Afro Mirim Vunje
Tema: Cores da África: Raízes, Tambores e Máscaras

Categoria:

Deixe seu Comentário