Governo autoriza renovação automática da CNH para motoristas sem infrações
O ministro dos Transportes, Renan Filho (MDB), assina nesta sexta-feira a medida administrativa que autoriza a renovação automática da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) para motoristas considerados bons condutores. A iniciativa isenta os beneficiários do pagamento de taxas e da necessidade de deslocamento aos Departamentos Estaduais de Trânsito (Detrans).
O processo será totalmente digital e automático, realizado por meio do sistema da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), com atualização disponível no aplicativo da CNH Digital.
O anúncio será feito em evento na manhã desta sexta-feira, na sede do Ministério dos Transportes. As primeiras renovações automáticas começam a ser liberadas a partir de hoje e contemplam motoristas cadastrados no Registro Nacional Positivo de Condutores (RNPC).
Fazem parte do RNPC os condutores que não registraram infrações de trânsito nos últimos 12 meses. Com a nova regra, esses motoristas terão a CNH renovada automaticamente no sistema assim que o documento atingir a data de vencimento.
Segundo o ministério, a medida dispensa a realização de exames presenciais, comparecimento aos Detrans e o pagamento de qualquer taxa adicional para a renovação do documento.