Itabuna registra saldo positivo de empregos em novembro e acumula forte crescimento ao longo de 2025
Itabuna encerrou o mês de novembro com saldo positivo de 455 novos postos de trabalho com carteira assinada, conforme dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). O resultado reforça o bom momento da economia local e consolida 2025 como um ano de crescimento consistente do emprego formal no município.
Somente em novembro, foram 1.410 admissões ante 955 desligamentos, com destaque para os setores de Comércio, Serviços, Indústria e Construção. O estoque de empregos formais chegou a 42.201 vínculos, com crescimento mensal de 1,09%.
No acumulado de janeiro a novembro, Itabuna registrou 14.383 admissões ante 12.746 desligamentos, resultando em um saldo positivo de 1.637 empregos formais.
Os dados também demonstram uma trajetória contínua de crescimento, com liderança do setor de Serviços, seguido por Comércio, Indústria e Construção, confirmando a diversificação da base econômica da cidade.
Para o secretário municipal de Indústria, Comércio, Emprego e Renda (SICER), Mauro Ribeiro, os números divulgados pelo CAGED refletem uma estratégia clara da gestão do prefeito Augusto Castro (PSD) para estimular a economia e fortalecer o mercado de trabalho.
“Os dados do CAGED mostram que Itabuna manteve um crescimento sólido ao longo de todo o ano passado. Não é um resultado pontual. É fruto de planejamento, investimentos bem direcionados e de uma gestão que entende que desenvolvimento econômico passa diretamente pela geração de emprego e renda”, destacou o secretário.
Entre os investimentos que contribuíram para o aquecimento da economia, Mauro Ribeiro ressaltou o início das obras e serviços de construção do complexo viário da Avenida Princesa Isabel e da nova ponte sobre o Rio Cachoeira, ligando a Avenida Amélia Amado, no centro ao Bairro da Conceição, e outros projetos estruturantes.
O titular da SICER também destacou a importância da decoração natalina que transformou a cidade em um polo regional de visitação, ampliando o fluxo de consumidores, fortalecendo o comércio e impulsionando contratações temporárias e permanentes.
“A decoração natalina vai muito além do aspecto visual. Ela gera movimento, aumenta o consumo, fortalece o comércio local e impacta diretamente setores como serviços, alimentação, transporte e comercio”, completou.
A perspectiva para o início de 2026 também é positiva. Em janeiro, Itabuna realizará o Carnaval Antecipado, iniciativa que deve manter a economia aquecida logo no começo do ano, estimulando o comércio, a cadeia cultural, o turismo e os serviços. O lançamento pela Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC) será na terça-feira, dia 6, a partir das 18h, no Centro de Cultura Adonias Filho.
“A Lavagem do Beco do Fuxico, dia 17, e o Carnaval Antecipado representam ações estratégicas para manter a cidade ativa economicamente. São dois eventos que geram renda para ambulantes, comerciantes, artistas e prestadores de serviço, fortalecendo toda a cadeia produtiva e criando novas oportunidades de trabalho”, afirmou o presidente da FICC, Aldo Rebouças.
A Prefeitura de Itabuna segue investindo em políticas públicas integradas para fortalecer o ambiente de negócios, incentivar o empreendedorismo e garantir que o crescimento econômico se traduza em mais empregos, renda e qualidade de vida para a população.
Legenda: Vista panorâmica de Itabuna - Imagens gentilmente cedida por José Nazal
______________________________
Departamento de Comunicação Social
Prefeitura de Itabuna