*Professor Emenson Silva representa Cpop Ilhéus em evento do MEC*

                           _O coordenador do Cursinho Gabaritando Enem articula a expansão do CPOP para garantir o acesso de mais jovens da rede pública à universidade._


O Professor Emenson Silva, coordenador do Curso Preparatório Gabaritando o Enem do Mec em Ilhéus, levou a experiência de sucesso da educação popular baiana diretamente a Brasília nesta semana. Ele participou do 1º Encontro Nacional da Rede Nacional de Cursinhos Populares (CPOP), promovido pelo Ministério da Educação (MEC), reforçando a relevância do projeto ilheense no cenário nacional. O Encontro reuniu 384 cursinhos de todo o país com o objetivo principal de consolidar a rede como uma política de Estado, essencial para oportunizar e democratizar o ingresso de jovens da rede pública no ensino superior.

O Gabaritando Enem fundado em 2006, é a materialização do compromisso social do professor Emenson e sua equipe, que se dedica a preparar centenas de jovens para o futuro, seja no vestibular ou em concursos públicos. O projeto atingiu um patamar histórico ao se tornar o primeiro cursinho de Ilhéus a receber a chancela do CPOP, um reconhecimento de sua excelência e dedicação  no ensino local. Esse marco garante suporte técnico, material didático e auxílio financeiro, essenciais para que os alunos de Ilhéus, sobretudo aqueles em situação de vulnerabilidade, tenham condições reais de competir no ENEM.

Em sua participação no Encontro, o Professor Emenson Silva assegurou que a voz e as necessidades dos estudantes de Ilhéus fossem ouvidas no centro do debate nacional. Em uma das atividades, o educador subiu ao palco para enfatizar a importância da valorização e do reconhecimento dos cursinhos populares. Entre as propostas apresentadas, visando o fortalecimento da rede estavam a necessidade de formação continuada dos educadores focada em Educação Popular; a ampliação do acompanhamento psicossocial para alunos e professores; a otimização de questões logísticas como o transporte e o aumento dos valores das bolsas de permanência.

Em sua fala, o Professor Emenson resumiu a essência do seu trabalho e a importância da iniciativa federal: “Nosso resultado não é sorte. É fruto de muito estudo, observação da realidade e um compromisso genuíno com o futuro dos alunos, fazendo da preparação um ato de cidadania e transformação. A trajetória do Gabaritando é refletida no sucesso de centenas de estudantes e o CPOP é a materialização do sonho de acesso à universidade para jovens da rede pública, quilombolas e indígenas. Estar em Brasília, debatendo e apresentando temas essenciais para o fortalecimento da Educação Popular, demonstra que esse sonho só é possível graças ao suporte de lideranças engajadas, como o Presidente Lula, o Governador Jerônimo Rodrigues e o Deputado Federal Jorge Solla”.

O CPOP é fundamental porque fornece a estrutura necessária para que alunos de escolas públicas, incluindo grupos vulneráveis, possam competir em pé de igualdade no ENEM. A política, ao assegurar que os alunos recebam bolsas de R$200,00 mensais para permanência, luta ativamente contra a evasão escolar, que é um dos maiores desafios da inclusão.

O engajamento e a atuação do Professor Emenson Silva na capital federal garantem que a experiência e o sucesso do Gabaritando Enem continuem a ser um motor de inclusão e com isso, Ilhéus se consolida como um modelo de transformação social e um polo de excelência na educação popular. O professor retorna à Bahia com a missão e o conhecimento fortalecidos, garantindo que a voz dos jovens ilheenses permaneça no centro das decisões que definem o futuro da educação popular no Brasil.
Categoria:

Deixe seu Comentário