Prefeitura de Itabuna define esquema do transporte público para as provas do ENEM domingo
A Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria de Transportes e Trânsito (SETTRAN), definiu nesta terça-feira, dia 4, o esquema do transporte público para as provas objetivas e a redação do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) de 2025, no próximo domingo, dia 9, e no seguinte, dia 16. As provas serão aplicadas em 1.804 municípios brasileiros.
As exceções são as cidades de Belém, Ananindeua e Marituba, no Pará. Devido à realização da 30ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), em Belém, de 10 a 21 de novembro, nessas localidades as provas ocorrerão em 30 de novembro e 7 de dezembro.
A SETTRAN definiu que os carros-extras estarão nas ruas a partir das 9 até as 19h30min, além da frota normal que circula aos domingos por toda a cidade, que sai das garagens às 5 horas. Desde o primeiro ano de gestão do prefeito Augusto Castro (PSD) tem sido dado atenção especial aos dias de provas do ENEM.
“Nos dois domingos de provas teremos reforços na frota de ônibus, com linhas e na quantidade de agentes de fiscalização nas ruas e garagens para dar cumprimento dos horário-extras”, afirma o diretor do Departamento de Transportes da SETTRAN, Whellington Santana.
Ele diz que o esquema especial montado atenderá às necessidades da população e dos candidatos ao ENEM e acrescenta ainda que os agentes de fiscalização fizeram o zoneamento dos locais de provas do ENEM no município.
“Todos os anos recebemos o cronograma das unidades escolares onde as provas serão aplicadas, o que permite o mapeamento das necessidades de transporte público por bairros. Além disso, fazemos estudos com base nos anos anteriores para que haja reforço com as adaptações recomendadas”, declarou.
Os participantes fazem provas de quatro áreas de conhecimento: linguagens, códigos e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias; e matemática e suas tecnologias que, ao todo, somam 180 questões objetivas.
Os participantes também são avaliados por meio de uma redação, que exige o desenvolvimento de um texto dissertativo-argumentativo, a partir de um problema. Os resultados do ENEM podem ser usados para acesso a universidades públicas, para concorrer a bolsas de estudo integrais e parciais em universidades privadas.
Ainda, para pleitear o crédito estudantil para o pagamento das mensalidades de faculdades privadas, para ingresso sem vestibular em faculdades, para estudar em Portugal, para autoavaliação e certificação de conclusão do ensino médio ou declaração parcial de proficiência nessa etapa do ensino básico.