Concerto de corais celebra chegada da primavera em Ilhéus

No dia 23 de setembro, às 19h, mais de setenta cantores irão celebrar a chegada da nova estação no Concerto de Primavera Madrigal CantaVox. A apresentação será realizada na escadaria do Palácio Paranaguá - Praça J. J. Seabra, Centro, Ilhéus - numa celebração da música coral como expressão cultural capaz de encantar gerações.
Além da apresentação do Madrigal CantaVox, grupo cantante com uma trajetória de mais de 20 anos marcada pelo desenvolvimento da técnica vocal e de estudos das obras executadas, o concerto contempla a apresentação do Coral Mokiti Okada, da Igreja Messiânica Mundial do Brasil - ambos regidos pelo maestro Antônio Melo, e piano de Simona Pitágoras - e do Coral da CEPLAC, regido por Deyse Góis.
O Concerto de Primavera Madrigal CantaVox, ao ser realizado em via pública, busca aproximar as pessoas dessa arte vibrante que é o canto coral, e marcar espaço na cena cultural local ao mostrar como a harmonia vocal de sopranos, contraltos, tenores e baixos pode proporcionar uma experiência transformadora e ser acessível à comunidade.
“Nesse concerto, queremos proporcionar ao público um espetáculo de sons, cores e repertório variados”, destaca Antonio Melo, maestro ilheense que idealizou o concerto. Com trinta anos de regência, ele vem contribuindo para o fortalecimento do movimento coral no território, a exemplo da idealização e coordenação do Curso de Extensão em Regência Coral e Instrumental, realizado na UESC, que formou 41 novos regentes de 14 municípios do Litoral Sul da Bahia. A metodologia criada pelo maestro permitiu capacitar músicos em um ano, qualificando as suas atuações junto a seus grupos já formados e contribuindo para a formação de novos corais nos municípios dos participantes. Saiba mais aqui: https://url-shortener.me/4ZC9
O concerto é realizado pelo Madrigal CantaVox e produzido por Elson Rosário (Celeiro Cultural). Foi contemplado nos Editais da Política Nacional Aldir Blanc Ilhéus-BA e tem apoio financeiro da Prefeitura Municipal de Ilhéus, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, via Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura - PNAB, direcionada pelo Ministério da Cultura - Governo Federal.
Fomento para fortalecimento da música coral em Ilhéus
O Concerto da Primavera CantaVox nasceu a partir dos Diálogos Setoriais da Secretaria Municipal de Cultura de Ilhéus, realizados em abril de 2025, sob coordenação da secretária municipal de cultura, Anarleide Menezes. Na ocasião, representantes de corais locais propuseram ações para expandir o movimento coral no município, incluindo ensaios abertos em praças, escolas, igrejas, terreiros e aldeias, além de concertos comemorativos em datas marcantes.
“Temos muitos corais no município mobilizando milhares de pessoas em diferentes espaços, sejam religiosos ou não. Por isso, é importante que esses grupos concorram a editais de fomento, para incidirem na cena cultural de forma mais ampla e com abordagem mais profissional”, destaca o maestro Antonio Melo.
Reconhecido por qualificar a experiência com a música, o canto coral também fortalece os laços comunitários e democratiza o acesso à linguagem musical. Além disso, contribui para socialização, inclusão social, educação musical dos mais diversos públicos, independente da idade.
Por toda a sua contribuição para o bem-estar coletivo, a música coral ganhou um movimento pelo seu fortalecimento e vem reunindo uma rede de músicos, regentes, cantores, técnicos, professores e produtores culturais para ampliar o fomento ao setor no município de Ilhéus.
Serviço
Concerto da Primavera Madrigal CantaVox
Atrações: Madrigal CantaVox, Coral de CEPLAC e Coral Mokiti Okada de Ilhéus.
Local: Escadaria do Palácio Paranaguá, Praça J. J. Seabra – Centro, Ilhéus-BA
Data: 23 de setembro de 2025 (terça-feira)
Horário: 19h às 21h
Evento aberto ao público