Prefeitura e Comissão do IFBA reúnem-se para tratar da implantação do campus Itabuna e definição de novos cursos

Aconteceu na manhã desta última sexta-feira, dia 12, no Gabinete do Prefeito, no Centro Administrativo Firmino Alves, um encontro entre um grupo de secretários municipais e a Comissão de Implantação do Campus Itabuna do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA).

Segundo a professora do IFBA Ilhéus e coordenadora da comissão, Graziela Ninck Dias Menezes, o encontro teve o objetivo de estabelecer um diálogo direto entre os secretários e a Comissão, além de apresentar um diagnóstico dos estudos técnicos sobre os eixos tecnológicos dos cursos que poderão ser ofertados pela instituição em Itabuna.

“Esse diálogo é muito importante para ouvirmos também as demandas, as perspectivas, os projetos e os cenários que esses secretários têm em relação à cidade. Afinal de contas, são pessoas que estão na ponta, no dia a dia lidando com diversos setores e, a partir deles, conseguimos observar as necessidades”, destacou Graziela.

Ela explicou que a fase de escuta ativa contribui para definir quais cursos atenderão à população de Itabuna e também da região, já que o campus abrange pelo menos 50 cidades vizinhas. Graziela enfatizou ainda que, com base em dados estatísticos e em consultas a empresas privadas, organizações da sociedade civil, sindicatos e instituições de ensino e pesquisa, é possível pensar em cursos alinhados às tecnologias aplicadas ao novo cenário mundial, como tecnologia generativa e inovação integrada à realidade social.

Durante a apresentação, a professora destacou que os cursos a serem ofertados pelo IFBA em Itabuna terão foco em produção de software, automação, processos eletrônicos, criação e inovação, além de beneficiamento de produtos.

O vice-prefeito e secretário de Promoção Social e Combate à Pobreza (SEMPS), Josué Brandão Júnior, agradeceu ao Governo Federal, ao Governo do Estado e às lideranças locais pelo empenho na implantação do campus. “Aproveitamos para agradecer ao presidente Lula, ao ministro Rui Costa e ao governador Jerônimo Rodrigues por esse compromisso, que trará desenvolvimento à educação no município e gerará impacto positivo no comércio, na indústria e nos serviços”, afirmou.

Já o secretário de Gestão e Inovação, Antônio Calhau, ressaltou os impactos sociais e educacionais da iniciativa. “A implantação do campus do IFBA e a oferta de novos cursos representam um investimento estratégico na educação, que é essencial para o avanço social e econômico de Itabuna e da região”, disse.

Também participaram da reunião os secretários Sônia Fontes (Infraestrutura e Urbanismo), Luciano Veiga (Governo), Marcos Alves de Sousa, Kiko (Planejamento), Antônio Calhau (Gestão e Inovação), Josué Brandão Júnior (Promoção Social e Combate à Pobreza), além do presidente da Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC), Aldo Rebouças, e da subsecretária de Saúde, Lânia Peixoto.

Estiveram ainda presentes os representantes da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, Pablo Alves e Elissandro Santana; as diretoras Lilian Lima Pereira (Educação Básica) e Laura Ganem (Escola Legislativa da Câmara de Vereadores); além dos membros da Comissão de Implantação do IFBA Campus Itabuna, Marcos Roberto Sousa e o professor Aldineto Miranda, do IFBA Ilhéus.

Categoria:

Deixe seu Comentário