Festival de Dança Itacaré segue com inscrições gratuitas para oficinas-espetáculo até dia 19

O Festival de Dança Itacaré (FDI) - ANO XIII está com inscrições abertas para duas oficinas-espetáculo gratuitas, que serão ministradas por artistas com ampla experiência nacional e internacional. As ações formativas, que culminam em uma apresentação no palco do evento, buscarão proporcionar para 45 pessoas, experiências imersivas com o corpo, a partir da reflexão do território e da criação coletiva. 


As inscrições podem ser realizadas até o dia 19 de setembro, por qualquer pessoa com idade a partir de 14 anos, com ou sem experiência em dança. Para garantir a vaga, basta acessar o site http://www.festivaldedancaitacare/ANO-XIII e se inscrever.

 

Intitulada “Movediço”, a oficina-espetáculo será ministrada pelo artista Jai Bispo (Salvador, BA), de 9h às 12h,  e contemplará 20 participantes.. A proposta é realizar uma investigação em dança a partir de reflexão sobre o que é o chão, a partir do corpo, memória e criação.


Já a oficina-espetáculo “Vital”, que será realizada de 14h às 18h, será conduzida pelas artistas Dani Lima e Babi Fontana (RJ), e alcançará 25 participantes.. A oficina vai investigar a ressonância entre o microcosmos corporal e o microcosmos do território, integrando práticas eco-somáticas de movimento e de escuta do lugar. 


As duas atividades acontecerão de 03 a 09 de novembro, no Clube Municipal de Itacaré, de forma concomitante ao evento, que este ano terá como tema central “Territórios fronteiriços, corpos fronteiriços”. Mais uma vez, o FDI vai tornar o município de Itacaré, no Litoral Sul da Bahia, um palco onde nomes da dança nacional e internacional proporcionarão uma experiência gratuita de fruição de arte e a possibilidade de gerar conhecimento a partir dessa linguagem. 


O Festival de Dança Itacaré é uma realização da Casa Ver Arte e é fomentado pelo Programa Funarte de Apoio a Ações Continuadas 2023. Acesse também @festivaldedancaitacaré


Sobre os artistas:

Jai Bispo, artista da dança baiano, Mestre em dança, tem passagem por companhias como o Balé do Teatro Castro Alves, e por turnês de Ivete Sangalo e Daniela Mercury. Atualmente, integra o elenco do musical “Torto Arado”. Vem estudando a relação que o corpo tem ou que pode ter com o chão, na busca de práticas contracoloniais. 

Dani Lima é artista, pesquisadora e docente com 40 anos de atuação na cena carioca. Professora do curso de Arte na PUC-Rio e UERJ, e SME pelo Body-Mind CenteringSM. Investiga a produção de sentido a partir das sensações, percepções e gestos do corpo confrontando consigo mesmo e com a alteridade. 

Babi Fontana é artista e pesquisadora transdisciplinar com atuação entre dança, música, cinema e artes visuais. Mestre em Artes da Cena pela Unicamp, com estágio no LAB Misudanse - Université Paris 8. Sua pesquisa se âncora em práticas somáticas e estudos do gesto e parte da escuta como propulsora de novas corporeidades. 

Categoria:

Deixe seu Comentário