Titular da Infraestrutura e Urbanismo e especialistas fazem visita técnica às obras do Complexo Viário da Princesa Isabel

A secretária de Infraestrutura e Urbanismo (SIURB) da Prefeitura de Itabuna, Sônia Fontes, realizou uma visita técnica ao canteiro de obras do Complexo Viário da Avenida Princesa Isabel, no Banco Raso, acompanhada por especialistas. As obras contam com investimento do Banco de Desenvolvimento da Bacia do Prata (FONPLATA) e integram o Programa de Integração Urbana Itabuna 2030.

Participaram da visita técnicos em solos da empresa contratada COESA Engenharia, representantes da empresa Modera Supervisora e o analista de infraestrutura e urbanismo e engenheiro da Prefeitura, Antônio Joaquim Bastos. O foco da inspeção foi a análise das condições do solo.

“A visita na terça-feira, dia 2, foi para avaliar e discutir as condições do subsolo que estava em análise. Com as recentes chuvas, nossas equipes não haviam percebido a movimentação e agora identificamos a necessidade de reforçar a sub-base, já que próximo ao trecho passa um canal de drenagem que provoca grande umidade na bacia”, explicou a secretária Sônia Fontes.

Segundo a titular da SIURB, após os testes realizados pela empresa fiscalizadora Modera Engenharia, foi definido que a execução das obras começará pelo trecho mais crítico, onde há maior umidade. Ela esclareceu ainda que, somente após a conclusão dos estudos e do reforço da base e sub-base, será dado início à pavimentação do restante da via.

“Há uma grande bacia do Rio Cachoeira e, por isso, precisamos reforçar essas pistas que vão receber grande fluxo de veículos pesados. Precisamos garantir a durabilidade e a estabilidade da pavimentação, do solo e do subsolo”, reforçou.

O engenheiro e analista de infraestrutura e urbanismo da Prefeitura, Antônio Joaquim Bastos, destacou a importância dos estudos técnicos. “Após a escavação, identificamos no subleito — a camada mais profunda do solo — grande quantidade de matéria orgânica. Por isso, estamos realizando um trecho experimental para obter comprovação técnica de que esse solo poderá suportar a carga de veículos e evitar problemas futuros”, explicou.

Além da análise minuciosa do solo, a secretária e os engenheiros da Prefeitura cobraram dos técnicos da Neoenergia Coelba a relocação de postes de energia, com o assentamento dos primeiros à direita da via, de forma a retirar os que atualmente estão no meio-fio e transferir a fiação.

As obras do Complexo Viário da Avenida Princesa Isabel fazem parte de um dos três maiores projetos de desenvolvimento e transformação urbana de Itabuna. Além da modernização, o objetivo principal é criar alternativas para melhorar a mobilidade urbana e o fluxo de veículos automotores.

Categoria:

Deixe seu Comentário