PIBID realiza a I Ciranda Temática na Uesc

O evento I Ciranda Temática - Integração Curricular e Desenvolvimento Pedagógico: a Iniciação à Docência em Pauta - foi realizado nos dias 20 e 21 de agosto, com promoção da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) e da Capes, e apoio da Secretaria da Educação do Estado.
A abertura da Ciranda Temática aconteceu no Auditório do Centro Cultura e Arte Paulo Souto, às 18 horas, com a presença do reitor Alessandro Fernandes, da professora Carina Araújo dos Santos, coordenadora executiva de Programas e Projetos Estratégicos da Secretaria de Educação da Bahia; os professores Sandra Cristina Souza Reis Abreu (DCiE), coordenadora institucional do PIBID, e Humberto Cordeiro Araújo Maia (DCAA), coordenador da área de gestão de processos educacionais.
Representando a Pró-Reitora de Graduação, esteve presente a gerente acadêmica, professora Ludmila Scarano Barros Coimbra. Na noite de abertura, o professor Valdomiro Alves Pereira, egresso do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE/UESC, proferiu palestra sobre o tema “Pibid e Permanência Estudantil no Ensino Superior: um estudo de caso na Universidade Estadual de Santa Cruz”.
A finalidade da I Ciranda Temática do PIBID é a realização de ações formativas em interação curricular da iniciação à docência nos cursos de licenciaturas da Uesc, em parceria com as escolas vinculadas às secretarias da Educação dos Municípios de Ilhéus e Itabuna, e à secretaria estadual, através do Núcleo Territorial de Educação (NTE5), além do IFBA/Ilhéus.
A professora Sandra Cristina Abreu destaca ainda como um objetivo do evento “a implantação de estratégias de desenvolvimento pedagógico crítico, a fim de promover a interação, a aprendizagem colaborativa e a expressão criativa em torno da causa relacionada à Formação Inicial de professores e professoras, em colaboração com a escola e instituições da Educação Básica.”
Durante a quinta-feira, nos turnos matutino e vespertino, foram realizadas oficinas e minicursos ministrados por professores/as da Uesc e de instituições externas. O público do evento é constituído por bolsistas de iniciação à docência, alunos/as dos cursos de licenciaturas da Uesc, além de bolsistas supervisores e professores da educação básica de escolas parceiras vinculadas ao NTE5, IFBA e demais interessados.