Fundação Nestlé leva hortas e água tratada a 16 escolas e amplia legado em comunidades produtoras de cacau na Bahia

Iniciativa, liderada pela Fundação Nestlé, renova o Programa Nestlé por Crianças Mais Saudáveis, reforçando o impacto na região cacaueira ao conectar famílias, escolas e comunidades com ações de educação, sustentabilidade e promoção da segurança alimentar
Com a liderança da Fundação Nestlé, o programa Nestlé por Crianças Mais Saudáveis inicia uma nova etapa. A iniciativa vai beneficiar cerca de 10 mil crianças com a implantação de hortas e bebedouros em 16 unidades escolares, em 7 municípios, incluindo a Escola Municipal Sérgio Carneiro, em Ilhéus, que recebe ambas estruturas. Unindo educação ambiental, acesso à água tratada e valorização das comunidades locais, o projeto promove impacto direto e duradouro na vida de quem está no coração da cadeia do cacau.
Ao levar saúde, nutrição e sustentabilidade para escolas públicas na Bahia, a ação se conecta cada vez mais ao propósito da Nestlé de impactar positivamente as regiões produtoras de cacau, levando desenvolvimento e transformação para essas comunidades. Esse é também um dos principais compromissos do Nestlé Cocoa Plan – maior programa de sustentabilidade para a cadeia do cacau no Brasil.
A iniciativa contou com a parceria do Instituto Crescer para a instalação de hortas e desenvolvimento de atividades educativas sobre alimentação consciente que serão realizadas com estudantes entre 6 e 14 anos nas escolas beneficiadas. Já com o apoio da startup de impacto socioambiental Água Camelo – referência em soluções tecnológicas para levar água segura a quem mais precisa -, serão implementados sistemas de filtragem de água tratada nas unidades de ensino. Ao todo, o primeiro ciclo do projeto já beneficia 16 escolas, com a criação de 11 hortas escolares e a instalação de 5 sistemas de água tratada e bebedouros, distribuídos entre os municípios da Grande Ilhéus, Itabuna, Uruçuca, Itacaré e Feira de Santana.
“A missão da Fundação Nestlé é viabilizar essas transformações no presente e como uma ação para o futuro. O acesso à água tratada é um direito básico e essencial para a saúde e o aprendizado. Com essa parceria, conseguimos unir inovação, impacto social e educação para criar um legado duradouro nas comunidades escolares”, comenta Noelle Rocha, diretora da Fundação Nestlé.
Água tratada para transformar a realidade escolar
A parceria com a Água Camelo é um dos pilares do novo momento da iniciativa. A startup irá instalar Centrais Camelo de filtragem de água, capazes de purificar até 24 mil litros por dia, removendo 99,9% dos contaminantes microbiológicos, com autonomia de até 3 anos sem necessidade de troca de peças. A instalação das unidades será acompanhada de etapas de diagnóstico, capacitação em saúde e higiene (WASH), monitoramento e avaliação de impacto.
Os pilares da iniciativa estão alinhados aos cinco comportamentos que o movimento Nestlé por Crianças Mais Saudáveis promove: alimentação nutritiva e variada; beber mais água; porcionar para comer melhor; curtir as refeições juntos; e brincar ativamente. No futuro, a intenção é ampliar a escala da iniciativa para outras regiões do país, sempre conectando educação, saúde e meio ambiente em prol de um futuro mais justo e saudável para todas as crianças.
Confira a lista de escolas e municípios impactados pela iniciativa:
Instalação de hortas:
Feira de Santana – Escola Professor José Raimundo de Azevedo (CAIC)
Itacaré – Escola Municipal Maria Benjamina da Cruz
Banco da Vitória – Escola Herval Soledade
Itabuna – CAIC Jorge Amado
Ilhéus – Escola Municipal Sergio Carneiro (também receberá bebedouro)
Ilhéus – Escola Municipal Antônio Sá Pereira
Feira de Santana – Escola Municipal Monsenhor Mário Pessoa
Feira de Santana – Escola Municipal Ana Brandoa
Uruçuca – Centro Educacional do Município de Uruçuca
Itabuna – Escola Municipal Tereza Cristina Ribeiro Estrela
Banco da Vitória – Escola Municipal do Banco da Vitória
Instalação dos bebedouros:
Ilhéus - Escola Municipal Themistocles Andrade
Ilhéus - EM - Escola Municipal do Japu - Sede
Ilhéus - Escola Municipal Heitor Dias
Dias d'Ávila - Escola Municipal Professor Paulo Freire
Ilhéus - Escola Municipal Castelo Novo
Jornada Nestlé na Bahia
A implantação de hortas e bebedouros em escolas da Bahia reforça a união entre a Nestlé e o governo baiano, que firmaram, em dezembro de 2024, um termo de cooperação social com o objetivo de desenvolver a agricultura sustentável e a infraestrutura das comunidades cacaueiras no estado. A partir da parceria, a companhia, junto da Água Camelo, tem levado água tratada para mais de 20 fazendas produtoras de cacau em municípios do sul da Bahia.