Vindima de Inverno é atração do enoturismo na Chapada Diamantina
Postado 04/08/2025 14H22

A premiada vinícola Vaz, em Morro do Chapéu, integrante da Rota do Vinho da Chapada Diamantina, promoveu, no último sábado (2), a Vindima de Inverno, tradicional festa da colheita das uvas e início da produção da próxima safra de vinhos. O evento reuniu mais de 300 visitantes, de diversas regiões da Bahia e de outros estados, com a participação da Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA). Eles vivenciaram a colheita no parreiral, a pisa das uvas e o processo de fabricação da bebida, com degustação de rótulos variados e música.
“O Governo do Estado estruturou a rota do enoturismo na Chapada, em parceria com as vinícolas, dentro das ações de diversificação da oferta turística na Bahia. A vindima é uma demonstração de parte do resultado desse trabalho, que visa o incremento do fluxo de visitantes na região”, ressaltou o titular da Setur-BA, Maurício Bacelar, que participou do evento.
“Conseguimos atrair pessoas de vários lugares do Brasil para o município, que vêm em busca da festa e acabam também aproveitando a cultura e as belezas naturais da região”, completou o proprietário da vinícola, Jairo Vaz.
A empresária catarinense Viviane Benevenutti aprovou a vindima baiana. “O clima aqui é muito gostoso e parece que a gente se transporta para um outro mundo, de vinho e de serra, com aquele friozinho e o aconchego do interior. Achei tudo perfeito”.
Já o metalúrgico gaúcho Antônio Luvisão participou da festa pela terceira vez. “Vejo uma evolução constante. Não tenho nenhuma dúvida que a Bahia terá um futuro muito promissor na produção de vinhos ligada ao turismo, porque aqui existe um diferencial”.
Além da Vaz, integram a Rota do Vinho da Chapada Diamantina as vinícolas Reconvexo, Santa Maria e Sertania, em Morro do Chapéu, e a Uvva, em Mucugê.
Categoria: