*Empreendedorismo foi tema da aula inaugural da Escola Profissionalizante de Itabuna*

A palestrante destacou o que é empreendedorismo, suas vantagens e desafios tendo afirmado que é o processo de identificar, criar e desenvolver oportunidades, seja na criação de novo negócio ou  inovação de um já existente. A consultora Erika Leal abordou o tema “Empreendedorismo e Inovação: o que isso tem a ver com minha carreira”.

Segundo disse, empreendedor é aquele que tem a iniciativa de colocar essas ideias em prática, gerando valor e impacto. Para isso citou a capacitação e a abertura do próprio negócio tendo para isso o suporte da Sala do Empreendedor, mantida pela Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria de Indústria, Comércio, Emprego e Renda (SICER) ou do próprio SEBRAE presencialmente ou através dos canais próprios.
 
A supervisora de Gestão do SUAS, Suse Mayre Martins Moreira, lembrou as dificuldades pela Escola Profissionalizante no início da gestão do prefeito Augusto Castro (PSD), em 2021, quando a unidade estava fechada em decorrência da pandemia da Covid-19, tendo realçado o trabalho da então secretária Andrea Castro para a requalificação do imóvel, criação e oferta de novos cursos.

“Agora, vivemos um momento importante que coroa todo o trabalho executado pelos funcionários e professores da Escola Profissionalizante. Por isso, o reconhecimento e os parabéns a todos os que se juntaram a esse esforço. Na atualidade, são cerca de 800 alunos que se matricularam em 16 cursos oferecidos pela instituição. Nosso desejo é que todos se dediquem com afinco para ir até à formação e certificação no final do ano!, afirmou.

O secretário José Carlos Trindade, atual titular da SEMPS, também se referiu às dificuldades no primeiro semestre que foram superadas com a contratação de professores e coordenadores pelo prefeito Augusto Castro, que foi sensível à demanda apresentada. “Por isso, colocamos no mercado de trabalho 455 novos profissionais certificados pela Escola Profissionalizante. Agora, neste semestre, abrimos mais 200 vagas e criamos novos cursos  técnicos  a exemplo de Podologia, Corte Costura Industrial, Culinária Fitness, Corte e Costura Moda Praia e Fitness, Gastronomia cultural, Confeitaria e Maquiagem”, realçou.

O vice-prefeito e secretário de Planejamento, Josué Brandão Júnior,  fez um relato das entregas da atual gestão no primeiro mandato do prefeito Augusto Castro,  citou a reabertura dos hospitais CEMEPI e Sâo Lucas e a requalificação e ampliação do Novo Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães, os projetos Mais Água para a Cidade I e II, que colocaram fim às manobras e oferecem água nas torneiras todos os dias e falou do Mais Àgua III financiado pela  Novo PAC Seleções 2025

Ele também anunciou o lançamento da pedra fundamental do campus Itabuna do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) na próxima segunda-feira, dia 28, Dia da Cidade. “Além da formação dos adolescentes e jovens, a unidade também oferecerá cursos técnicos, subsequentes e integrados ao PROEJA, além de oportunidades diversas”, concluiu.

Categoria:

Deixe seu Comentário