Uesc propõe parceria estratégica com a Ceplac durante posse do novo diretor geral, Thiago Guedes

_Objetivo é o fortalecimento do órgão de desenvolvimento da cacauicultura_
O reitor da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), Alessandro Fernandes, destacou a importância da nomeação de Thiago Guedes Viana para a Direção Geral da Ceplac como um marco decisivo para a cacauicultura nacional. A solenidade de apresentação ocorreu na última sexta-feira (18), no Centro de Pesquisa do Cacau (Cepec), em Ilhéus.
Para o reitor, a chegada de Guedes, egresso da Uesc e profissional com sólida trajetória em sistemas agroflorestais e políticas públicas sustentáveis, representa uma oportunidade estratégica. “Precisamos criar redes envolvendo todos os setores da região, as instituições de ensino e pesquisa, prefeituras e a iniciativa privada para fortalecer a Ceplac e a cultura do cacau”, afirmou, propondo uma parceria institucional entre Uesc e Ceplac, voltada à digitalização de projetos de pesquisa e ao compartilhamento de laboratórios.
Quinta-feira (17 de julho), Guedes foi recebido na Reitoria da Uesc, ocasião em que foram discutidas ações conjuntas para o desenvolvimento regional e fortalecimento da produção de cacau. Natural de Itabuna, com raízes familiares na cacauicultura, o novo diretor geral é engenheiro agrônomo formado pela Uesc, onde teve como um dos professores o atual vice-reitor, Maurício Moreau.
Com passagem pela Secretaria da Agricultura da Bahia e envolvimento em programas como o Plano ABC+ Bahia e o Plano Inova Cacau 2030, Guedes carrega experiência técnica e articulação política. Sua indicação partiu da deputada federal Elisângela Araújo (PT) e contou com o apoio da ministra-chefe Gleisi Hoffmann, da deputada Lídice da Mata (PSB), do senador Jaques Wagner (PT) e do governador Jerônimo Rodrigues. A nomeação foi confirmada pelo Governo Federal. A Ceplac integra a estrutura do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA).